TEMA: “No meio do caminho tem um ... poeta!”
Neste projeto O educando será provocado a cogitar sobre o árduo e consciente trabalho de um poeta com as palavras, sendo “convidado a entrar” no mundo da subjetividade, com o objetivo maior de tentar “remover as pedras do meio do caminho da poesia”.
OBJETIVOS
GERAL:
- Adquirir conhecimentos e habilidades que contribuam na formação de atitudes e valores, desenvolvendo o pleno exercício da cidadania ativa, utilizando a língua oral e escrita em diferentes tipos de textos e contextos para expressar experiências, idéias e sentimentos.
ESPECÍFICOS:
O aluno deverá estar apto a:
- Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas manifestas na forma de sentir, pensar e agir na vida social.
- Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.
- Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto análise estética.
- Reconhecer a Informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento, nas diversas áreas.
- Desenvolver habilidades de ler, relacionar, justificar, argumentar e interpretar textos literários de Carlos Drummond de Andrade.
- Reconhecer a linguagem subjetiva da poesia e os elementos estilísticos lingüísticos que a valorizam, como a metáfora.
- Interpretar metáforas.
- Compreender a obra de um escritor dentro de um contexto histórico.
- Selecionar, organizar e relacionar dados importantes sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto está centrado na valorização e no reconhecimento da qualidade dos textos de um dos maiores escritores brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, objetivando construir a formação de leitores competentes dentro de nossa sociedade.
Através da realização de atividades variadas, a socialização das experiências de leitura, a argumentação , a busca de informações e a consulta a diferentes tipos de fontes, terão significativo destaque para que se possa contextualizar todo o processo de ensino e aprendizagem.
O educando será instigado a ler, pesquisar, comparar, debater, criar e reformular idéias, participando dessa forma,
Através da realização de atividades variadas, a socialização das experiências de leitura, a argumentação , a busca de informações e a consulta a diferentes tipos de fontes, terão significativo destaque para que se possa contextualizar todo o processo de ensino e aprendizagem.
O educando será instigado a ler, pesquisar, comparar, debater, criar e reformular idéias, participando dessa forma,
METODOLOGIA
Para se chegar a um produto final, os alunos deverão:
- Recitar poesia, destruindo preconceitos.
- Diferenciar texto em prosa e verso.
- Realizar uma pesquisa sobre o contexto político, econômico, social e cultural em que viveu Carlos Drummond de Andrade, selecionando, interpretando, organizando e relacionando dados e informações importantes.
- Fazer uma linha do tempo com as datas marcantes na vida do poeta.
- Debater sobre a afirmação: UM ARTISTA É A VOZ DE SEU TEMPO.
(consultar diferentes tipos de fontes: Literatura, História, ...)
(consultar diferentes tipos de fontes: Literatura, História, ...)
- Analisar estilisticamente os textos de Drummond.
- Ler e analisar letras de músicas que façam críticas sociais, como: de Renato Russo, O Rappa, Cazuza, Chico Science, promovendo debates.
- Ler e analisar a música: Metáfora , de Gilberto Gil. (pedir aos alunos que encontrem poemas de diversos autores em que as palavras tenham um significado diferente do apontado no dicionário ou nos livros científicos).
- Ilustrar, através da grafite, algumas poesias selecionadas de Drummond.
- Criar uma coreografia, mostrando através da dança as possíveis conseqüências em nosso corpo e em nossa mente do poder da televisão, realizando assim um trabalho que permita a participação em atividades em grupos, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.
- Encenar uma dramatização, recitando algumas poesias selecionadas de Drummond.
- Montar uma dramatização (Mesa de bar), interpretando os escritores que vivenciaram a 2ª fase do Modernismo, onde será colocado, através de um diálogo entre amigos, o que os incomodava, quais eram as suas aflições e desassossegos.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 3ª série - Ensino Médio
PESSOAL ENVOLVIDO:
Lícia Caroline e Direção.
DISCIPLINA
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
- Trabalhar as manifestações da linguagem verbal e não verbal, expressando-se e defendendo seus pontos de vista.
- Encenação de algumas poesias previamente selecionadas de Drummond
- Dramatização de um diálogo entre autores modernistas. (Mesa de bar)
- Criação de paródias a partir de poesias municiadas.
- Apresentação de coreografias, com base em algumas poesias selecionadas de Drummond.
- Ilustração, através da grafite, de algumas poesias de Drummond
BIBLIOGRAFIA
PCN (Ensino Médio)
Excelente trabalho, pois nossos jovens precisam valorizar a literatura.
ResponderExcluir