Projeto Minha cidade
Este projeto proporcionará aos alunos a liberdade de pesquisar, conhecer e resgatar a memória da nossa cidade, possibilitando reviver outras épocas e retratar os costumes da mesma até os dias atuais.
Objetivo Geral
Da oportunidade aos alunos de se aprofundarem em temas referentes a sua cidade e reconhecer a dinâmica do cotidiano da cidade com o importante recurso didático pedagógico.
Público Alvo:
Jovens e adultos do programa Topa
Período de Aplicação e Desenvolvimento
v 31 de outubro
v 01,03,07,08,09,10 de novembro
Objetivos Específicos:
v Conhecer os aspectos históricos do município;
v Reconhecer as relações comerciais existentes no município;
v Identificar e reconhecer o Rio Cachoeira e seus afluentes;
v Conhecer os principais políticos que fizeram parte da história política do município;
Metodologia:
Esse projeto será desenvolvido por meio de ações que visam conhecer o município de Itapé , através da participação da comunidade escolar e empenho dos alfabetizadores do Topa .
Ações:
Pesquisa e leitura de texto expressando os aspectos históricos do município como origem do nome, fundadores, emancipação política e símbolos;
Ø Análise da vegetação do município;
Ø Estudos do Rio Cachoeira e afluentes;
Ø Valorização dos aspectos culturais do município como: artes plásticas, músicas, dança e artesanato;
Ø Estudos dos aspectos sociais como morada, saneamento básico e saúde.
Avaliação:
A avaliação do projeto tem a função de diagnosticar, e será realizada mediante participação dos alfabetizandos e alfabetizadores durante a realização das atividades através de observações, entrevistas, pesquisas, produções textuais, análise e estudo. Levando em consideração os aspectos qualitativos de aprendizagem do alfabetizando.
Realizamos a abertura do projeto "Minha Cidade" dia 01 de novembro a partir das 16:30, contamos com a participação especial de Paulo Batista cantor e compositor, o qual ressaltou o nosso primeiro tema “ Rio Cachoeira”, cantando e recitando suas poesias.
Todavia, fez- se presente o músico regional Vanderley , participando ativamente, tocando violão alegrando todo o evento.Tivemos também a participação da alfabetizadora Maria Célia , que palestrou a respeito da bacia hidrográfica de Itapé.
Cabe ressaltar que o projeto está sendo trabalhado com intuito de resgatar a lembrança da nossa cidade, possibilitando reviver outras épocas e retratar os costumes da mesma até os dias atuais
O projeto tem o apoio de todos os coordenadores , alfabetizadores e principalmente dos presidentes da entidade.
Segue anexo o hino de Itapé apresentado no projeto:
HINO MUNICIPAL EM HONRA A ITAPÉ
Itapé cidade linda, acolhedora, e hospitaleira também, com sua gente bonita, homens e mulheres de bem.
Suas crianças futuro do amanhã, crescendo, correndo, brincando em seus
Jardins, tudo isso nos proporciona, e nos emociona deixando-nos felizes sim.
Em 61 me emancipei e cidade me tornei, para mim foi uma ressurreição e hoje me sinto orgulhosa por fazer parte do mapa desta grande nação.
Orgulhosa, e orgulho de mim, orgulho de mim mesma , porque hoje sou o que sou, devo tudo isso aos meus idealizadores que tiveram ao meu lado, lutando por amor.
Me resta agradecer, pois vejo aqui dentro correr a beleza natural do Rio Cachoeira , os ribeirões , um pedaço de Mata, e um Pulmão Municipal.
Letra e música: Paulo Batista
Contudo, daremos continuidade ao projeto até o dia 10 do presente mês, aguardem novas postagens!
Nenhum comentário:
Postar um comentário