quarta-feira, 13 de junho de 2012

REDAÇÃO - APRENDENDO A MONTAR UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA


ECAMS
DATA:                       SÉRIE: 3º Ensino Médio - Regular            TURMA:                              TURNO:
ALUNO(A):_________________________________________________________________
PROFESSORA:


APRENDENDO A MONTAR  UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA

·         A SEGUIR APRESENTAMOS DUAS INTRODUÇÕES. UMA DELAS FOI CONSIDERADA FRACA, ABAIXO DA MÉDIA; A OUTRA OBTEVE AVALIAÇÃO POSITIVA E ESTÁ ENTRE AS MELHORES PRODUÇÕES DE 2008. COPIE NO SEU CADERNO A INTRODUÇÃO QUE CONSIDERAR POSITIVA E ELABORE UMA LISTA COM OS MOTIVOS QUE O LEVARAM A ESSA ESCOLHA.


Introdução 1

A agricultura é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento do Brasil. Mesmo inconscientemente grande parte da população contribui para isso, já que a qualidade de vida, adquirida através do uso de produtos naturais, é um dos assuntos mais questionados atualmente, podendo até ser considerada um status para quem a tem ou quer ter.


                                                     Revista Guia do Estudante- Redação Vestibular, 2008.



Introdução 2

Atualmente o Brasil é um dos países que mais vêm se destacando na área de bionergia, que vem atraindo atenção e investimento crescente de todos os setores da sociedade.Destinar a produção agrícola brasileira para atender à geração de bionergia significa criar um cenário propício ao cultivo, armazenamento, transporte, transformação e venda de bionergéticos, como álcool e óleos vegetais, tendo em vista o desenvolvimento econômico e social da população.

                                                                 Revista Guia do Estudante- Redação Vestibular, 2008.
                                          

ATIVIDADE 2- DECALQUE: MONTAGEM DE UMA DISSERTAÇÃO

No quadro a seguir, há três dissertação ( Fuvest ,2006) que foram desmontadas. Na coluna da esquerda, leia as introduções desses textos. Na coluna da direita, estão os parágrafos que se ligam a essas três introduções ( portanto, correspondem ao desenvolvimento da apresentação ou à defesa do tema de cada dissertação). Para estabelecer as relações entre introdução e respectivo desenvolvimento, identifique os termos que, na introdução, são nomeados e os termos que recuperam essas informações para progredi-las, isto é, desenvolvê-las. Em seguida, estabeleça que texto desenvolve cada introdução relacionado no caderno o número ( 1,2 ou 3) do parágrafo inicial com a letra ( A,B, ou C) das continuações da coluna a direita.
1

Uma obra de arte, um prédio, uma ponte ou um estudo acadêmico, num primeiro momento, podem não estar relacionados, mas se considerar-se como produtos de trabalho, as relações se estabelecem.



A

No entanto, observando-se as sociedades modernas, uma constatação se impõe: contrariamente a um progressivo e homogêneo desaparecimento do trabalho, o que ocorre é uma diminuição no número de postos e uma concentração do trabalho em efetivos reduzidos, criando uma luta acirrada pelos empregos disponíveis e, ao mesmo tempo, uma pressão extrema sobre os empregados.
Por que, então, não se pôde desenvolver um modelo social compatível com o declínio do trabalho ? A resposta é simples: porque a concepção de tal modelo teria de considerar exclusivamente o aspecto técnico do trabalho, o que é um erro. Do mesmo modo a parte técnica do trabalho de um gênio como Michelangelo é precedida pela maturação de um anseio criativo; no homem comum, a parte técnica do trabalho é precedida por um anseio produtivo que, não podendo materializar-se, torna-se frustração.



2.
 O trabalho é a forma pela qual o homem transforma a natureza, gerando toda a riqueza que possui.
Desde o trabalho primitivo do homem caçador e coletor até o trabalho assalariado, típico do sistema capitalista, as diferentes formas de trabalho acompanham as transformações históricas e econômicas das diferentes sociedades, nas mais diversas épocas. È através do trabalho que o homem construiu sua história e ainda assim acredita-se que o fim do trabalho pode estar próximo.





3.
As últimas décadas viram florescer no pensamento ocidental novas teorias acerca do trabalho. Entre elas, destaca-se a estrondosa e aparentemente otimista teoria do fim do trabalho. Com efeito, já parece bem remoto o tempo em que, ma Inglaterra recém-industrializada, o desemprego era considerado “ vagabundagem” e punido por lei; hoje, com as crescentes maquinização e informatização, a demanda por mão de obra tem caído, e seu total desaparecimento não parece uma previsão absurda.


B
Um prédio é fruto de vários profissionais, desde engenheiros e arquitetos que o projetaram aos pedreiros e mestre de obras que o executaram. Da mesma forma que uma obra de arte, como a escultura David de Michelangelo, é produto de trabalho do artista que o concebeu. Desse modo, o trabalho possui várias facetas, podendo ser classificado como trabalho intelectual, braçal, artístico ou produtivo.
Infelizmente, na sociedade atual, há formas de trabalho que são mais valorizadas que outras. Por exemplo, o trabalho que um advogado é mais conceituado que o de um carpinteiro e pode ser visto na forma de remuneração. Um advogado recebe mais pelas mesmas horas trabalhadas que um carpinteiro. Isso porque o pensamento contemporâneo e capitalista enxerga que o advogado agrega mais valor à cadeia produtiva e, portanto, gera mais renda que o carpinteiro.
A essa  primeira diferenciação, verifica-se que o progresso técnico e capacidade produtiva ao longo dos séculos, ao invés de proporcionar mais tempo à própria humanidade, implicou o aumento do trabalho e maior distância entre  os que dominam tais técnicas e os que estão à margem delas.
A era digital e o uso de computadores e softwares modernos permitiu maior produtividade, corte de custos e otimização do processo produtivo aos que dela participam. Também implica maior carga de trabalho. Porém, aos excluídos, significou desemprego e marginalização.








C

Alguns teóricos que pensavam sobre os rumos  do trabalho no futuro próximo, como Peter Drucker, consideram que, com a automatização da produção e a informação dos serviços , é natural que o trabalho deixe de fazer parte da vida de uma grande parcela da população mundial. Essa parcela não tendo mais de trabalhar para sobreviver, poderia dedicar-se ao chamado trabalho criativo ou artístico ou artesanal, que se caracteriza pela realização e pela plenitude do homem no trabalho.
No entanto, no contexto histórico, social e econômico atual, caracterizado pelo capitalismo de mercado de forte cunho financeiro e pela  adoção abrangente de políticas econômicas neoliberais, a substituição da mão de obra humana, decorrente da revolução tecnológica da informática e da automação , não tem contribuído para um maior bem-estar. Ao contrário, tem gerado uma massa de desempregados, cuja condição de vida é extremamente precária e insustentável.

Enquanto o desempregado cresce, um número cada vez menor de trabalhadores se encarrega das funções que antes eram desempenhadas por muitos e são assim sobrecarregados e superexplorados no trabalho. Há, por fim, um pequeno grupo dos chamados “ trabalhadores do conhecimento” , que constitui a elite dos trabalhadores modernos. O trabalho, no caso destes últimos, pode incorporar características do trabalho criativo e ser fonte de realização pessoal, porém são muito pouco  privilegiados por essa nova forma do trabalho atual.


PRODUZINDO A CONCLUSÃO

ATIVIDADE 3

Na atividade anterior, há três dissertações sem conclusão. Nessa parte final do texto, é comum citar expressões que foram usadas no primeiro parágrafo para mostrar ao leitor que o texto está perfeito: o fim retoma o início. Todavia, não se prenda a isso. Outras características importantes são a simplicidade, a objetividade e a síntese do posicionamento adotado ao longo dos parágrafos. Escolha uma das dissertações da atividade anterior e produza a conclusão.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário