INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia
Institucional ocorreu nas dependências da Escola Municipal Navarro de Brito, localizada
na Avenida Cajueiro, s/n , no município de Itapé, fundada em 1970, recebendo esse nome em homenagem ao então
Secretário de Educação Luís Augusto Fraga Navarro de Brito.
A primeira diretora foi a professora Marlene Luzia de Oliveira Niella.
No início a rua que dava acesso a escola não era pavimentada e os alunos e
professores enfrentavam lama quando chovia. Não dispunha de material didático ,
e nem de tecnologias. Também não tinha zelador e os professores eram
responsáveis pela limpeza do prédio.
A
Escola Navarro de Brito foi construída pelo Governo do Estado da Bahia e
municipalizada em 1999, sendo, portanto, a Prefeitura Municipal de Itapé sua
entidade mantenedora nos dias atuais.
Cabe salientar que o Estágio Supervisionado teve o objetivo de observar
e sobrepor os conhecimentos adquiridos Com a carga horária de 80 horas, com oito
sessões. Entretanto, o desenvolvimento deste trabalho compartilha uma apreensão
relativa à aprendizagem, a prática, buscando explanar hipóteses, que elenque todos
os processos e níveis tornando e considerando todas as ações objeto para
estudo.
2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio foi realizado na Escola Municipal Navarro de Brito, na cidade
de Itapé-Bahia , situado na zona urbana na Av Cajueiro , s/n, sob a direção da
Sra. Fernanda Cardoso Simões e
coordenador o Sr. Gilmar Francisco dos Santos . A escola atende a população
local oferecendo 3 e 4 série do Ensino Fundamental I e 4 e 5 Ano do Ensino Fundamental para
crianças de 09 anos. Os cursos estão distribuídos em dois turnos : matutino e
vespertino, perfazendo quatro turmas em cada turno.
2.1 Horários de funcionamento
A escola atende seus alunos no período da manhã , no respectivo horário:
7:30 às 11:45hs , e no período da tarde: 13:00 às 16:45.
2.2 Corpo de apoio
Sua equipe de apoio é formada por uma servente, um secretário, uma
vice-diretora, duas cozinheiras e um porteiro.
2.3Corpo docente
A Escola tem em seu quadro funcional doze professores, sendo que somente
uma professora não tem nível elevado em sua formação: Graduação e Pós-Graduação
com especializações em suas respectivas áreas de conhecimento.
2.4 Corpo discente
A
clientela recebida nesta escola é de baixa e média renda familiar, desenvolve
sua cultura compartilhando dos acontecimentos na comunidade e na escola. Os
pais destes alunos assistidos pela instituição têm o nível de aprendizagem em mutações,
sendo uns alfabetizados outros semi-alfabetizados e até mesmo analfabetos.
2.5 Comunidade
As
fundamentais atividades econômicas das pessoas da comunidade atendida pela
escola são na maioria professores, pescadores, funcionário público, autônomos, domésticas,
entre outros. A escola estabelece
relações com a comunidade através de palestras, reuniões de pais e eventos.
Nesta comunidade não existe aluno em idade escolar fora da escola, todavia existem
alguns alunos com jornada formal/informal de trabalho, no campo, auxiliar de
pedreiro, pescadores, pois ajudam seus pais no trabalho. Vale ressaltar que
todos os anos, uma boa parte dos alunos viajam com seus pais para Linhares –Es, pois colhem café para
vender, sendo uma fonte de renda para uma boa parte da população itapeense.
A instituição dispõe de indicadores
como índice de evasão, índice de aprovação, índice de distorção idade/série e
IDEB. E também se tem um documento que norteia toda a escola o referido Projeto
Político Pedagógico, que foi elaborado com a participação de toda comunidade
escolar, a mesma se aplica as diretrizes Curriculares do MEC. e o Regimento
Escolar sendo parcialmente conhecido pela comunidade.
Os educadores recebem apoio e orientação no seu desenvolvimento da
prática pedagógica sistematicamente, com todo apoio prestado pela Direção,
Coordenação e Secretaria de Educação. Para melhoria do Currículo a escola
realiza ações com vistas em projetos, que proporciona o desenvolvimento da ação
para melhoria da aprendizagem dos alunos tais como: Aulas de reforço,
realizadas em outro espaço, Saúde na Escola, Torneio, Leitura, Gincanas de Conhecimentos,
Meio Ambiente. As avaliações são quantitativas e qualitativas atendendo as
necessidades relacionadas a aprendizagem dos alunos.
2.6 Processo de Planejamento Geral Desenvolvido na
Escola Navarro de Brito
- Planejamento Pedagógico _Anual/Bimestral
-Planejamento Financeiro _ Anual - PDDE.
A unidade escolar concretiza uma jornada Pedagógica correspondendo ao
calendário escolar. O tempo que é garantido na jornada de trabalho não é suficiente,
nesse processo de planejamento o público alvo acolhido é o diretor,
coordenador, professores, alunos, servidores, técnicos administrativos. No
processo são ressalvados os seguintes itens: diagnóstico, análise e
identificação de problemas, definição de metas, objetivos e estratégias,
definição de formas de acompanhamento e avaliação. Os planos produzidos todos
têm conhecimento e acesso sendo consultados com frequência.
São usados alguns discernimentos para a composição e organização das
turmas como idade, aprendizagem distorção idade/série. Quanto a utilização do
tempo previsto as aulas e outras atividades tem se cumprido com eficácia ,
salientando os problemas relativos as faltas , atrasos e a indisciplina dos
alunos, a unidade escolar tem a apreensão e determinação de se trabalhar estes aspectos através de
diálogo entre professor/aluno
/comunidade, propostos ao conselho tutelar e Assistência Social. Segundo a
direção Português citada como a disciplina
mais complexa ,censurada de ensino, temos dado um grande sustentáculo com aulas
de reforço em horários opostos , facilitando a aprendizagem dos alunos.
O espaço físico está em condições satisfatória, sendo o imobiliário como
carteiras de alunos suficientes e em boas condições de uso. A instituição não possui
biblioteca, nem sala de leitura, mas um jardim imenso com muitas árvores e
gramas, possibilitando um excelente espaço para a leitura , brincadeiras ,
reuniões entre outras coisas, ao ar
livre. Entretanto, já adotou a acessibilidade para pessoas especiais e o espaço
físico contribui para que a atividade pedagógica ocorra de forma adequada. A
comunidade escolar mantém o espaço físico e contribui para sua preservação.
2.7 Avaliação da Aprendizagem da Escola Navarro de Brito
Avaliação como um item complementar da Prática Pedagógica deve ser ponderada
como um meio e não como um fim de constatar os objetivos definidos, como foi
dito anteriormente a escola não possui parâmetros de avaliação, o único
mecanismo utilizado para avaliar aprendizagem dos alunos testes, esta ferramenta não responde a necessidade de
professor/aluno, as formas de registro dos resultados da aprendizagem que a
escola adota e a nota registro descritivo bimestralmente, O foco que a escola
considera e está no Projeto Político Pedagógico sob a avaliação dos alunos:
conteúdos determinados para cada série, pontualidade, comportamento,
participação, assiduidade e interação com grupo. Não, há argumentos em a
discussão das práticas avaliativas. A escola possui uma semana de prova para
todas as classes. O princípio de recuperação paralela é realizada uma semana
após a prova, retomando os conteúdos fazendo revisão, esse sistema não responde
as necessidades nem as incitações dos alunos.
3.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
OBSERVAÇÃO A PROFESSORA
O primeiro contato com a
professora foi por meio da vice-diretora, e do coordenador, nos
dando a oportunidade de elucidar nosso trabalho e nossos desígnios para com a
criança, os mesmos se mostraram animados com a escolha de sua turma, e marcamos
os dias de observações. As observações da Professora foram feitas em duas ocasiões,
nas duas demonstrou-se uma professora calma, consagrada com métodos
tradicionais. Inclusive na segunda observação as crianças estavam mais
animadas, pois a professora faria um bingo com direito a brindes para aqueles
que mais acertassem as atividades, envolvendo os alunos de forma lúdica e
criativa.
Não
há preocupação em adaptar as atividades propostas aos diferentes níveis de
aprendizagem de cada aluno em sala. As crianças em sua maioria são comportadas,
mas há exceções do tipo que apresentam déficit de comportamento, e de
aprendizagem, comprometendo o desenvolvimento dos demais.
OBSERVAÇÃO
DO ALUNO
As observações do aluno E.S.S. , foram feitas em oito dias diferentes e em horários
diferentes, tendo a oportunidade de observar distintas maneiras em períodos
diferentes, o aluno chega a escola cedo, aparentemente triste senta-se no fundo
da sala sem muito contato com os demais, só fala com alguém se falarem com ele,
pois todos sabem que ele desenha muito bem e os colegas sempre pedem que ele
desenhe, durante todos os
momentos calmo, poucas vezes olha para o quadro como se a
aula não apresentasse atrativos suficientes para prender sua atenção,
observando o seu comportamento diante dos seus colegas , é de uma criança sem
carinho, sempre conservar-se meditativo com pensamentos longe, olhando para o
nada. O aluno só possui um caderno desorganizado, com poucas pautas, lápis e
borracha, averiguando o caderno de todos os alunos inclusive o dele podemos entender
que as atividades de casa não são respondidas por inúmeras causas, entre eles
por não saber ler e escrever e não ter o acompanhamento familiar adequado, as
atividades de sala não são desenvolvidas, quando copiadas , sua letra não é
muito legível, exibe uma caligrafia irregular, percebemos que a sua escrita
refere-se há muitas aparências, que necessitamos desvendar.
Apresenta conhecimento de algumas letras do alfabeto ditadas e
explicadas. O lanche da escola é servido na cantina e os alunos devem fazer
fila para adquirir, mas ele pouco se importa em ficar no fim da fila,
continuando sempre calmo , e após o
lanche são liberados para o intervalo, onde os alunos brincam , mas ele
novamente volta para a sala de aula e
fica quietinho, sem mexer com ninguém, e quando os colegas retornam a sala, sem mudança, ele permanece
na dele sem estímulo para com as atividades.
REGISTRO
DA QUEIXA
E.S.S. , está cursando a terceira série do Ensino Fundamental I, estuda na Escola Municipal Navarro de Brito
localizada na cidade de Itapé- Ba. No turno matutino.
A professora, juntamente com a direção da escola apresentaram as
seguintes queixas:
( x) O menor apresenta comportamento tranquilo em sala de aula;
(x) Totalmente distraído, tímido;
( x) Não consegue acompanhar as atividades interdisciplinares;
( x) Não consegue desenvolver habilidades na leitura e escrita;
( x) Não reconhece caracteres;
1
SESSÃO ANAMNESE
A anamnese do sujeito E. S. S. Foi realizada no dia 10/10/2013,
com a intenção de coletar informações entre elas estrutura familiar,
desenvolvimento infantil, desenvolvimento sócio-afetivo desenvolvimento
escolar, e possíveis causas de suas dificuldades.
O menor E. S. S. 10 anos, do sexo masculino, brasileiro, cursando a
3ª série do Ensino Fundamental I, no período matutino, Escola Navarro de Brito,
situada na Av: Cajueiro ,s/n, Bairro Alto do Socorro . Filho de Reginaldo Souza
Silva, 34 anos , pedreiro, cursou até a quarta série do Ensino fundamental I e Luciene Rosário dos
Santo , 48 anos, dona de casa,
brasileira, cursou até a quinta série do Ensino Fundamental I, residente a rua:
Boa Vista nº 87, Bairro Luiz Viana
Filho, Itapé-Bahia. O menor E. S. S. , não reside com o pai , mas com sua mãe ,
avó, bisavó, e um irmão, sendo sua avó
com mais de 70 , sua bisavó com mais de 100 e seu irmão com 11 anos, contudo,
há um bom relacionamento entre todos.
Cabe salientar que a Senhora L. R. S., já tinha conhecimento das
dificuldades de aprendizagem do menor, confirmando que o mesmo já repetiu a
segunda série duas vezes, mas por motivo de idade/série, foi transferido para a
terceira série sem desenvolver capacidade nenhuma em leitura e escrita, a mesma
comunicou que o menor só sabe desenhar, e que não se interessa em aprender ,
observou também que é o menor sempre
fica quieto, e sabe também que ele nos estudos, apresenta baixo rendimento. A
família até o momento não procurou ajuda de especialista na área.
Todavia, não possuí muito amigos,
só seu irmão e um primo, gosta de brincar de bola com o irmão, sempre perto de
casa, às vezes sobe nas, árvores, respeita os horários para banho e dormir.
Quanto ao desenvolvimento sexual, manifesta pouca curiosidade, não sendo
orientado por seus pais, e nem avós. No convívio social, tem poucos amigos,
relaciona-se pouco, se bate nele ele não devolve, não é nervoso e nem agitado afirmou
sua mãe.
Sucessivamente foi uma criança saudável, não existem relatos de doenças
infantis. Durante toda gestação a senhora, já citada estava tranquila
emocionalmente, seu filho era muito desejado pelo casal, não houve dificuldade
no parto, sendo realizado na Maternidade Ester Gomes , chamada por todos de Maternidade da Mãe Pobre, em Itabuna - Bahia. O menor nasceu de parto
normal, aos nove meses, medindo trinta e dois centímetros e pesava 3,880 kg, e
nunca apresentou complicações na saúde, sempre um menino sadio.
Possui alimentação saudável, não mamou muito no peito, pois sua mãe não
dispunha de muito leite , largou a chupeta com facilidade, passou para a mamadeira com facilidade, aos
três meses iniciou alimentação sólida, com o nascimento dos dentes não teve reação , não há problemas na
alimentação atual, pois tem um ótimo organismo, e aprecia os alimentos por livre espontânea vontade. Não apresenta
problemas no sono, tem um sono tranquilo, há horários para acordar e dormir,
entretanto, dorme entre 10 ou 12hs por dia. Teve um bom desenvolvimento motor,
aos quatro meses sustentava a cabeça, sentou aos cinco meses, engatinhou, ficou
em pé aos seis meses e andou com um ano, não caía com facilidade, não se machucava,
havia proteção dos familiares presentes, não possuía facilidade de manipular
objetos, dificuldades atuais só escolares. Não apresentou nenhuma dificuldade,
deixou de usar fraldas aos dois anos, e não usou “pinico” foi direto ao vaso
sanitário, sempre que a criança esquecia era lembrada pela mãe , pois é bastante
calma, assim como seu filho E.S,S.
Desenvolveu a linguagem também com um ano, sem dificuldades. Começou as
séries iniciais na Escola Almerinda Modesto também em Itapé-Bahia. Sempre foi
um menino calmo e nunca recebeu reclamações das professoras sobre indisciplina,
mas só chamavam atenção dos seus responsáveis, porque o aluno já se demonstrava
desinteressado e com muitas dificuldades na aprendizagem.
Observações: A Senhora L. R. S., em todos os momentos respondeu as
questões com muita tranquilidade e muita clareza.
2ª SESSÃO – EOCA
O menor E. S. S., chegou ao local conduzido pelas estagiárias no
momento combinado, sendo conduzido a uma sala específica, onde foi realizadas
as sessões de atendimento Psicopedagógico.
Neste primeiro momento o mesmo se deparava envergonhado, mas calmo, e
apresentamos para ele todo o material exposto na mesa, entre eles lápis,
borracha, folhas, lápis de cor, de cera , lápis sem ponta, dominó, pega
varetas, gibis, livros de leitura bem ilustrados para crianças, animais em
miniaturas, régua, alfabeto móvel, quebra-cabeça entre outros, mas o que chamou
a atenção do menor foi papel de ofício,
pois adora desenhar. Está primeira sessão de investigação ao nível de
aprendizagem da leitura e da escrita, no reconhecimento de números,
lateralidade, formas geométricas, entre outras nos dará condições para
direcionarmos as futuras atividades oferecidas ao paciente na conclusão de seu diagnóstico.
Iniciamos a sessão de entrevistas, após algumas perguntas o mesmo deixa
de responder, conservar-se diante das folhas e iniciou seu desenho, e permanecemos
a fazer questionamentos, e ele timidamente respondia, pois já tínhamos conquistado
sua confiança. Na folha de ofício: Faça um desenho o que você quiser e
pode utilizar qualquer material, e ele mostrou interesse pela variedade de
objetos, mas escolheu simplesmente lápis e papel de ofício, enquanto desenhava
em silêncio, algumas perguntas foram feitas e foram respondidas entre elas o
que ele gostava de fazer, sua resposta foi imediata: desenhar super-heróis , incluímos
sua resposta ao desenho, já que seu desenho foi irrefletido, ao perguntar sobre
o desenho continuou em silêncio, perguntamos outra vez e ele respondeu
tranquilamente o nome de alguns
personagens.
No
incremento das atividades incluídas ao alfabeto ilustrado, não houve sucesso no
reconhecimento, persistimos novamente mostrando os desenhos e as letras de uma
forma lúdica, na tentativa de improvisar , fazendo com que ele relacionasse as
letras ao desenho, E. S.S, comparou algumas figuras as letras com dificuldades.
Sendo as letras:
B-C-D-F-G-H-J-L-M-N-P-Q-R-T-V-W-Y
Na identificação das cores do lápis de cor ele conhece todas as cores ,
quanto aos números móvel apresentados, ele não
sentiu dificuldade e conseguia pronunciar na sequência numérica de 0 à 10,
identificando qualquer número.
Observamos nesse primeiro momento que:
(x) Paciente
demonstrava grafia trocada, disgrafia;
(x) Conhecimentos
Pedagógicos inferiores a sua idade;
(x)Apresenta-se calmo e perceptivo;
(x)Paciência nas perguntas;
(x)Concentração na elaboração do desenho e pintura;
(x)Não houve questionamento em nenhum momento;
( x) Não organizou os materiais, e nem ajudou a guardar o material;
( x) O aluno permaneceu calado, mas respondia com poucas palavras as perguntas;
Possibilitamos total liberdade de expressão para o aluno, mas ele só
dialogava quando perguntávamos alguma coisa, permanecendo calado.
3ª SESSÃO – ATIVIDADE LÚDICA
Trabalhamos com atividades lúdicas para confirmação do Diagnóstico
Psicopedagógico com a temática concentração, percepção e atenção, foram
utilizados alguns jogos para incentivar a participação do aluno. Recebemos o
aluno com algumas dinâmicas divertidas , mas o aluno não se animou, dando prosseguimento
às atividades, proporcionamos um quebra-cabeça bem ilustrado para que ele
desmontasse e em seguida armasse, então perguntamos a ele se conhecia, e se queria
tentar, e ele disse que sim , então fornecemos o quebra-cabeça e a ordem das
imagens propostas ao lado, mas no decorrer do tempo ele não conseguiu
desenvolver corretamente, e afirmou que estava sem querer terminar , então partimos
para outra atividade pega-vareta, nesse ele demonstrou pouco interesse, mas por
alguns minutos permaneceu concentrado logo apresentou desânimo e desistiu do jogo, numa estremeção ele se voltou à caixa de
brinquedo e pegou alguns lápis de cor e se determinou a desenhar novamente,
então o deixamos por alguns minutos , e partimos para próxima atividade de memória
de frases: escute e repita as frases, onde continha sequência só acertou três ,
escute e responda: onde tem coisas estranhas, ele percebeu e repetiu as frases com facilidade
oral, percebendo os absurdos.
O objetivo dessa atividade é percepção e concentração, após a leitura de
cada frase ele teria que repetir identificando os absurdos que foram empregadas
nas frases, para melhor percepção utilizamos situações do seu cotidiano.
Como última atividade alfabeto móvel emborrachado, consigna: forme seu nome com
as letras, mas ele acertou algumas letras.
Nessa sessão as atividades foram concluídas com muito êxito, na
arrumação do alfabeto foi solicitado que encaixasse as letras nos devidos
lugares do alfabeto móvel, por diversas vezes o aluno errou.
(x) As
cores foram identificadas;
(x) Houve
percepção;
( x) Houve memória de relatos em partes
(x) Não reconhece as letras;
(x) O aluno demonstrava um pouco de desânimo e cansaço;
(x) Permanecendo
sempre em silêncio , só respondia sem perguntasse , não tem assunto;
(x) Apresenta dificuldade na pronúncia de algumas palavras;
(x) Tom
de sua voz muito baixa em alguns momentos apenas articulava os lábios com
expressões leves;
(x) Não apresenta muitas dificuldades de
compreender e executar comandos.
4ª SESSÃO – SESSÃO DE ATIVIDADES 18/10/2013
No desenvolvimento das atividades, dessa sessão, tentamos identificar o
nível de conhecimento pedagógico do aluno, e para iniciar utilizamos uma
ginástica, onde perguntávamos onde estava: cabeça ,braço, barriga, ombro,
joelho e pé ,e o menor foi tentando
acompanhar as perguntas e seguia os
movimentos até aprender, então pedimos para que ele levantasse o braço direito, depois o esquerdo,
logo após a perna direita, depois a perna esquerda e ele errou várias vezes,
trocando a esquerda pela direita. Dando continuidade as atividades, entregamos
uma folha de ofício: leia a imagem e complete as palavras com as letras que
faltam, ele se posicionou diante da atividade, mas sua dificuldade foi imensa em identificar as letras, então trocamos a
atividade pelo alfabeto móvel, após ler junto com o menor diversas vezes
inclusive fora da sequência, voltamos a atividade anterior ,mas ele só conseguia completar as palavras, com a
nossa ajuda , apresentou uma ortografia pouco legível, partindo para próxima
atividade, ligar os desenhos às letras dos animais, essa foi desenvolvida rapidamente e com certeza nas respostas, a penúltima
atividade : ouça o nome e ligue as figuras correspondentes, e conseguiu desenvolver a atividade corretamente.
Nessa sessão algumas atividades foram concluídas com êxito
(x) Conseguiu
compreender e executar os comandos;
(x) Apresentou
com algumas dificuldades conhecimentos de lateralidade; Esquema corporal;
(x) Nas vezes que são trabalhadas as vogais com material concreto
ele assimila;
( x) Apresentou conhecimentos da organização espacial;
(x) Desenvolveu
coordenação visual motora;
( x) Apresentou desenvolvimento Psicomotricidade.
5ª SESSÃO – ( Teste Projetivo –Desenho Livre e da Família) 25/10/2013
Dando início as atividades explicando ao aluno E.S.S., como seriam
desenvolvidas as atividades daquele dia e pela primeira vez demonstrou-se animado,
então sugerimos que desenhasse o que aprendeu na escola e ele ficou parado, pensativo
e sem ação,logo depois de alguns minutos, desenvolveu seu desenho, e pedimos
que pintasse e começou a pintar, ficando em silêncio, dando continuidade, pedimos que desenhasse sua
família e com muita facilidade começou a
desenhar , e perguntamos sobre o desenho da sua bisavó , mas não deu resposta,
desenhando-a tranquilamente, então solicitamos sobre a pintura, e começou a pintar sempre com cores claras ,entretanto,
comentando sobre os personagens do
desenho ele pouco falava mas compreendemos que seria ele, sua mãe , avó, bisavó e o irmão, percebemos
que o menor não fez o desenho do pai, no primeiro desenho solicitado , ele fez vários bichos de desenhos animados , depois
solicitamos que desenhasse uma festa de aniversário e iniciou o desenho, mas
não quis pintar e desenhou mais uma vez os personagens de desenhos animados ,
sendo o Mickey o Pato Donald e algumas
borboletas e quando perguntamos sobre o
desenhos, novamente ele respondeu bem baixinho dando a entender o que está
registrado, na última atividade pedimos que desenhasse sua casa, começou
a desenvolver um lindo desenho, então perguntamos se queria uma atividade para
copiar mas ele disse que não, afirmando está muito cansado.
Observações:
No 1º desenho: não apresenta vínculo positivo com aprendizagem, distanciamento
afetivo, e desvalorização a si mesmo, quanto ao ambiente, alegre e
satisfatório.
No 2º desenho: Sente-se seguro, tem a família como referência para
desenvolver e associar modelos de aprendizagem e vínculo com a mãe, e irmãos distanciamento
somente com o pai.
No 3º desenho: Apresenta vínculo negativo com aprendizagem,
supervalorização ao mundo de fantasias, apresenta vínculo positivo com vários personagens
de desenhos animados.
No 4º desenho: vínculo positivo pelo tamanho do desenho, quanto ao
personagem principal há identificação se
é o maior ou menor, que pode está relacionado a liderança, submissão ou ser
vítima do grupo.
6ª SESSÃO – ATIVIDADES LÚDICAS CENTRADA NAS PROVAS OPERATÓRIAS 29/10/2013
Desenvolver atividades fundamentadas nas Provas Piagetianas, com o
objetivo de averiguar o nível cognitivo em que o menor se encontra, para
realização utilizamos diversos materiais que nos auxiliaram no desenvolvimento
das atividades.
Provas para pensamento operatório concreto de acordo com sua idade: 10
anos
Período das operações concretas (7 a 11, 12
anos): neste período
o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de
vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da
capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes
(próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente.
Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da
capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar
operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da
inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta
maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as
mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física)
Seriação:
Nessa prova utilizamos 10 palitos de fósforo, com uma diferença de 5 mm
de altura entre um e outro:
(x) O menor desenvolveu a prova com facilidade;
( x) Atingiu o nível desejado.
Conservação de pequenos conjuntos discretos de
elementos:
Primeiramente mostramos uma bandeja onde continha as fichas de
conservação, a primeira igualdade inicial, seguida por termo a termo, Transformação
espacial, Segunda transformação espacial, Terceira transformação espacial:
( x) Conseguiu desenvolver a conservação de correspondência numérica;
(x) Atingiu o nível desejado .
Conservação de massa:
Diante do menor apanhamos duas barras de massinha de modelar de cores
amarela e azul claro por serem cores predominadoras em seus desenhos.
Perguntando a ele se eram do mesmo tamanho ele confirmou, então perguntando
novamente se a barrinha for cortada em cubos , talhamos na frente do aluno, se ainda
permanece na mesma quantidade, sua resposta foi não, e perguntamos porquê ele
disse “ tá menor que antes”:
( x) Conseguiu
desenvolver a conservação de massa;
( x) Atingiu nível
Conservação de comprimento:
Utilizamos um terço bíblico de 10 cm e um de 5 cm, inicialmente foi mostrado
ao aluno os terços com posição inicial, e perguntamos a qual era mais comprida,
ele acertou, na primeira e na segunda situação, não teve oscilação nas respostas,
quando perguntamos o porquê ele disse:
“ um era
maior que o outro”.
( x) Conseguiu desenvolver a conservação de comprimento;
( x) Atingiu o nível desejado.
Conservação de líquido:
Apresentando dois copos grandes com a mesma quantidade de suco, quando
perguntamos se havia a mesma quantidade de suco ele confirmou com gestos, ao
serem transferidos para outros copos, maior e fino e menor e largo, ele apontou
para o menor e largo.
( x) Demonstrou o domínio de conservação de
líquidos;
(x) Atingiu
o nível desejado.
7ª SESSÃO – ( ATIVIDADE DE DIFICULDADE DE LEITURA ESCRITA)
01/11/2013
Por ser a última sessão com o aluno, encaminhamos está sessão para um conciso
levantamento de seu desenvolvimento durante o período de Análise
Psicopedagógico. Cabe ressalvar que neste dia E.S.S., alegre, mas tímido, exibindo
dificuldades para desenvolver suas atividades. Em uma mesa grande no ar livre
com números grandes de zero a nove, solicitamos que ele: desmonte e monte os
números na ordem de zero a nove, e não encontrou muitas dificuldades pois já
conhecia os números, depois pedimos que identificasse com um X a maior flor , a caixa mais larga, o arranjo com mais
flores, e ele identificou todas sem dificuldades , utilizamos uma atividade de
percepção e atenção, completar os desenho com as partes que estão faltando dos
quatro desenho e identificou dois, última atividade com algumas palavras para
que ele copiasse, utilizamos letras cursivas para sua maior identificação, mas
não obtivemos sucesso ele não conseguiu ,mas quando ajudamos ele teve bons
resultados, e novamente pedimos que ele tentasse escrever palavras com duas
sílabas , mas só conseguiu novamente com nossa ajuda , entretanto parabenizamos
o aluno pelo seu desempenho e o motivamos a sempre treinar em casa. Fornecemos
um excelente lanche , e oferecemos de
presente, um caderno de desenho, um pacote de folhas ofício coloridas,
uma caixa de lápis de cor e três livros de leitura bem ilustrado, nos
despedimos com muita alegria. Contudo, finalizamos aqui deixando uma criança
que nos emocional com seu jeitinho meigo e tímido, em tão pouco período com seus
enigmas e suas dificuldades escolares e familiares, uma criança sem expectativa
de sucesso escolar necessitada de amizade, de excitações e de apreensão.
8ª SESSÃO – DEVOLUTIVA 28/11/2013
Concretizamos nosso estágio
supervisionado na Escola Municipal Navarro de Brito em Itapé-Bahia, e no transcorrer
das observações feitas, nós verificamos que o trabalho desempenhado pela equipe
pedagógica oferece um alto índice de aproveitamento diante dos educadores e alunos
do grupo escolar.
Vale informar que na escola não
há biblioteca, salas de vídeo, e nem salas com computadores, onde os alunos
possam aprender informática e fazer suas pesquisas escolares.
No entanto não há quadra de
esporte, mas há um extenso espaço onde os alunos praticam suas aulas de
Educação física ,e brincam no intervalo do recreio.
No decorrer das observações em
sala de aula percebemos que prevalecia um nível elevado de alunos com dificuldades
de aprendizagens e propomos a realização
do projeto de intervenção com o
acompanhamento da professora.
Assim sendo, proporcionamos o
projeto de intervenção, e a direção da escola, consentiu a nossa disposição os materiais
didáticos necessários para o sucesso da realização do projeto e foi o que
aconteceu, pois conseguimos resultados positivos , com muita interação entre
todos.
CONCLUSÃO
O Estágio Psicopedagógico Institucional originou benfeitorias e
probabilidades em nossos estudos e observações, aferindo várias aparências
beneficiando transformações conceptuais de que precisamos para preparação de um
adequado estágio e toda essa trajetória que foi concretizada consentiu em
marcas de aprendizagem que distorceremos para nossa técnica profissional.
Este aprendizado de agilidades nos
despontou veemência e ansiedade constante em ensejo de sua estreita agregação
com feições pautados na aprendizagem. Com bases teóricas buscamos entender e
abranger este artifício de estudo e levar em importância o sentido social,
afetuoso e emocional do aluno.
As escolas necessitam solicitar a veneração mútua, conhecendo e acatando
as variedades de seus alunos, afeiçoando os distintos costumes e compassos de
aprendizagem garantindo e requerendo uma educação de categoria para todos,
mediante um conjunto de dados pessoais apropriados, táticas de educação,
expedientes e companhias com suas conformidades. Vale salientar , que isso implica ainda um esforço para a
modernização e reestruturação das qualidades atualizadas, para que a educação
seja ajustada a heterogeneidade e às obras pedagógicas dos principiantes.
Nessa
expectativa a escola manifestou-se informando que os professores não são
preparados para trabalhar com a multiplicidade de níveis de aprendizagem dos
alunos, e que também não buscam aperfeiçoar seus métodos de ensino,
possibilitando o tão esperado ëxito escolar .
Entretanto, é necessário que a escola e a família busquem fazer
um pacto, a fim de suplantar as dificuldades existentes nessa relação. Assim
sendo, pensamos que este pacto entre família e escola favorecerá a designação
de probabilidades para uma afinidade dialógica, crítica e libertadora a fim de
se fazer mais concreta a participação dos pais no ambiente escolar.
O educador enquanto mediador do
processo ensino aprendizagem, bem como protagonista na resolução e estudo das
dificuldades de aprendizagem deve obter orientações específicas para que
desenvolva um trabalho consciente e que promova o sucesso de todos os
envolvidos no processo.
Por fim, podemos assegurar que as nossas perspectivas de obtenção de
sucesso profissional, se baseiam nos colóquios, onde concretizam conhecimentos,
tendências e caráter da consciência que são originalizados da prática
profissional, assim como, estimar a adequada carreira, situando afinidades de
competência com um saber, assegurado em seus projetos de intercessão e ensejo a
influência mútua.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
O presente relatório diz respeito a um procedimento de avaliação
Psicopedagógica, tendo como importância
o pedido realizado pela Professora da
Escola Municipal Navarro de Brito, o menor E.S.S., dez anos, cursando a
terceira série do Ensino Fundamental I
menor pela primeira vez, foi contido a uma avaliação Psicopedagógica
apresentando a seguinte queixa: não apresenta interesse pelas atividades em sala de aula, tímido, não consegue
acompanhar as atividades interdisciplinares, não consegue desenvolver
habilidades na leitura e escrita, não reconhece grafemas, identifica cor, proporcionando
as mencionadas dificuldades de aprendizagem, utilizou-se aos seguintes
procedimentos na avaliação e conclusão do Diagnóstico Psicopedagógico:
· Observações ao aluno em seu ambiente escolar
em três momentos;
· Observações com professora
- Anamnese com a mãe;
- Sessões Lúdicas;
- EOCA;
- Provas Operatórias;
- Avaliação da competência de leitura e escrita,
percepção visual e auditiva, expressão oral e verbal;
- Memória;
- Concentração;
- Análise corporal, cognitivo, afetivo, motor;
- Conhecimentos pedagógicos, Lateralidade e
cores.
Este material é de grande relevância para todos que estão com quaisquer dúvida para iniciar o Trabalho Científico e ou mesmo para aqueles curiosos das diversas áreas do conhecimento.Desde já agradeço aqueles envolvidos neste belíssimo material. ALPS, Ba, 03.10.2015
ResponderExcluir