Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é
dividida em duas partes: a fala e a escrita.
A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de
ser moldada, de acordo com os grupos linguísticos.
Já a escrita é
social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será
compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No
entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso,
ou seja, dos tipos de comunicação existentes.
Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, facebook, whtasapp, etc
Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, facebook, whtasapp, etc
Não falamos com o nosso professor assim como
falamos com nosso pai, como também não vamos escrever uma carta a um amigo do
mesmo modo que se fôssemos escrever à presidente.
A linguagem dos internautas está sendo inserida nas salas de aula, porém de forma errônea, nas redações, por exemplo. Por isso, é tão importante trabalhar em sala os discursos linguísticos, para que o jovem saiba que há meios sociais adequados para cada tipo de linguagem.
A linguagem dos internautas está sendo inserida nas salas de aula, porém de forma errônea, nas redações, por exemplo. Por isso, é tão importante trabalhar em sala os discursos linguísticos, para que o jovem saiba que há meios sociais adequados para cada tipo de linguagem.
Ainda temos outra gama de conhecimento quando se
trata da linguagem não-verbal: os quadrinhos, charges, gráficos, símbolos,
arte, os gestos. A linguagem não verbalizada nos diz muito do que acontece em
nosso meio social, principalmente através da mídia. Além disso, temos a
combinação da linguagem verbal e não-verbal, que resulta na linguagem
verbo-visual, muito utilizada pelos publicitários, os quais ao mesmo tempo
trazem uma mensagem escrita, juntamente com o chamativo das cores e formas da
imagem.
É importante
trabalhar o texto não-verbal em sala de aula, para os alunos desenvolverem a
crítica a respeito da linguagem subliminar existente nesse tipo de discurso,
utilizado além da mídia, também pela política.
Os surdos-mudos utilizam a linguagem dos gestos e é fundamental a eles, já que é sua própria fala. Utilizamos o gesto também como complemento da nossa fala.
Os surdos-mudos utilizam a linguagem dos gestos e é fundamental a eles, já que é sua própria fala. Utilizamos o gesto também como complemento da nossa fala.
Logo, a língua portuguesa é a própria essência de
quem somos, já que está a nossa volta a todo tempo e lugar e é necessário
trabalhar os vários tipos de linguagem pra que possamos, dessa forma,
desenvolver cidadãos reflexivos e críticos de sua própria realidade.
Por : Lícia Caroline Miranda Scher
Licenciada em Letras e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e
Institucional.
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