terça-feira, 24 de março de 2020

ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO


ROMANTISMO

O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX.
 O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.

Autores
O Romantismo é um dos maiores movimentos de arte do século XVIII e XIX. Por isso, centenas de autores fizeram parte da arte romântica. É possível destacar, dentre eles, os escritores
Goethe, da Alemanha; Lord Byron, da Inglaterra; Camilo Castelo Branco e Almeida Garret, de Portugal; Victor Hugo, da França; Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar, do Brasil.
Johann Wolfgang von Goethe é um dos grandes nomes do Romantismo alemão e o autor de “Os sofrimentos do jovem Werther”.
Johann Wolfgang von Goethe é um dos grandes nomes do Romantismo alemão e o autor de “Os sofrimentos do jovem Werther”.
Características
O Romantismo, em cada país, tem suas particularidades. Entretanto, é possível perceber alguns valores comuns em várias nações que desenvolveram essa estética, a saber:
Egocentrismo (o indivíduo é encarado como o centro do mundo);
Sentimentalismo exacerbado; Nacionalismo; Idealização do amor e da mulher; Tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).







EXERCÍCIOS


Leia o poema de Almeida Garrett.
Seus olhos
Seus olhos - se eu sei pintar
O que os meus olhos cegou -
Não tinham luz de brilhar,
Era chama de queimar;
E o fogo que a ateou
Vivaz, elemo, divino,
Como facho do Destino.
Divino, eterno! - e suave
Ao mesmo tempo: mas grave
E de tão fatal poder,
Que, um só momento que a vi,
Queimar toda alma senti...
Nem ficou mais de meu ser,
Senão a cinza em que ardi.

Da leitura do poema, depreende-se que se trata de obra do

a.Barroco, no qual se identifica o escapismo psicológico.
b.Arcadismo. no qual se identifica a contenção do sentimento.
c.Romantismo, no qual se identifica a idealização da mulher.
d.Realismo, no qual se identifica o pessimismo extremo.

02. Leia o poema de Tobias Barreto.

                                                      A Escravidão
Se é Deus quem deixa o mundo
Sob o peso que o oprime,
Se ele consente esse crime,
Que se chama escravidão,
Para fazer homens livres,
Para arrancá-los do abismo,
Existe um patriotismo
Maior que a religião.

Se não lhe importa o escravo
Que a seus pés queixas deponha,
Cobrindo assim de vergonha
A face dos anjos seus,
Em delírio inefável,
Praticando a caridade,
Nesta hora a mocidade
Corrige o erro de Deus!

Considerando a temática abordada no poema, é correto afirmar que ele se enquadra no movimento romântico

a.condoreiro, a exemplo de Castro Alves que, com o poema Navio Negreiro, aborda a questão da escravidão no Brasil.

b.indianista, a exemplo de Gonçalves Dias que. com o poema I - Juca Pirama, analisa a condição dos excluídos socialmente.

c.ultrarromântico, a exemplo de Fagundes Varela que, com o poema Cântico do Calvário, mostra o sofrimento do negro no Brasil.

d.condoreiro, a exemplo de Castro Alves que, com o poema Vozes d'África. exalta a força e a simpatia dos negros africanos.

e.ultrarromântico, a exemplo de Casimiro de Abreu que, com o poema Meus oito anos. recorda a escravidão que conhecera na infância.

 03. ENEM 2010

Soneto

Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embaide no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!

AZEVEDO. A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para alem desse momento especifico. O fundamento desse lirismo é

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