segunda-feira, 13 de julho de 2020

POEMA : MEU ANJO


Leia , a seguir, um dos poemas de Álvares de Azevedo que compõem a segunda parte da Lira dos Vinte anos.



Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos...
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pelo sedoso dos arminhos.

Triste de noite na janela a vejo
E de seus lábios o gemido escuto...
É leve a criatura vaporosa
Como a frouxa fumaça de um charuto.

Parece até que sobre a fronte angélica
Um anjo lhe depôs coroa e nimbo...
Formosa a vejo assim entre meus sonhos
Mais bela no vapor do meu cachimbo.

Como o vinho espanhol, um beijo dela
Entorna ao sangue a luz do paraíso...
Dá morte num desdém, num beijo vida
E celestes desmaios num sorriso!

Mas quis a minha sina que seu peito
Não batesse por mim nem um minuto,...
E que ela fosse leviana e bela

Como a leve fumaça de um charuto!



QUESTIONÁRIO




1.O poema apresenta em sua composição vários elementos antitéticos ( contrários). Observe o retrato da figura feminina apresentado na primeira estrofe do poema.

a)Que elementos, nessa estrofe, sugere a pureza e a inocência da mulher amada?

b)Que elementos são indicativos da corporeidade e da sensualidade da mulher amada?

2.A partir da segunda estrofe, o eu lírico passa a associar a figura feminina a elementos mais prosaicos .

a)Quais são esses elementos ?

b) O que esses elementos prosaicos têm em comum?

c) Considerando as respostas dos itens anteriores, levante hipóteses : O que essas associações feitas pelo eu lírico sugerem  quanto à figura feminina?

3. A imagem da mulher se modifica conforme o eu lírico esteja situado no mundo dos sonhos ou no mundo da realidade. Em que consiste essa mudança? Justifique sua resposta com elementos do texto.

4. No poema:

a. A mulher amada retribui o amor do eu lírico ? Justifique sua resposta com trechos do texto.

b. Que sentimentos o eu lírico expressa diante da postura de sua amada?


Nenhum comentário:

Postar um comentário